domingo, 27 de novembro de 2011

Fado já é Património Imaterial da Humanidade


"Foram precisos pouco mais de cinco minutos para que a decisão fosse tomada por unanimidade (os 23 delegados presentes – faltou apenas um – votaram a favor), com grandes aplausos, conta ao PÚBLICO pelo telefone o musicólogo Rui Vieira Nery, presidente da comissão científica da candidatura. “Foi uma grande alegria que pôs fim a uma grande ansiedade”, admite Nery, referindo-se ao ritmo lento dos trabalhos na reunião de Bali. “Já não acreditávamos que fosse aprovada hoje.”
via Público

Museu do Fado

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Lisboa

Digo:
"Lisboa"
Quando atravesso - vinda do sul - o rio
E a cidade a que chego abre-se como se do meu nome nascesse
Abre-se e ergue-se em sua extensão nocturna
Em seu longo luzir de azul e rio
Em seu corpo amontoado de colinas -
Vejo-a melhor porque a digo
Tudo se mostra melhor porque digo
Tudo mostra melhor o seu estar e a sua carência
Porque digo
Lisboa com seu nome de ser e de não-ser
Com seus meandros de espanto insónia e lata
E seu secreto rebrilhar de coisa de teatro
Seu conivente sorrir de intriga e máscara
Enquanto o largo mar a Ocidente se dilata
Lisboa oscilando como uma grande barca
Lisboa cruelmente construída ao longo da sua própria ausência
Digo o nome da cidade
- Digo para ver

Sophia de Mello Breyner Andresen

Feira da Ladra I


Feira da Ladra




 

domingo, 13 de novembro de 2011

Lisboa eleita Cidade Europeia 2012


















"Lisboa foi distinguida, em Londres, com o prémio Cidade Europeia 2012, atribuído pela Academia do Urbanismo, com sede no Reino Unido, anunciou a autarquia.
A selecção foi feita através da votação de cerca de 500 académicos, tendo Lisboa derrotado Oslo (Noruega) e Gotemburgo (Suécia).
Para avaliar a cidade, a Academia do Urbanismo enviou uma delegação a Lisboa, onde recolheu informação sobre os projetos municipais relativos ao orçamento participativo, à requalificação e reabilitação da Mouraria e aos projectos urbanísticos da frente ribeirinha.
A Academia do Urbanismo (The Academy of Urbanism), adianta a edilidade na sua nota, é uma organização que junta analistas e decisores do espectro social, económico, politico e ambiental de várias cidades do Reino Unido e da Irlanda, e visa o reconhecimento, a aprendizagem e a promoção das melhores práticas do urbanismo."
Via OP Portugal

sábado, 12 de novembro de 2011

Conserveira de Lisboa







Conserveira de Lisboa, na Rua dos Bacalhoeiros, o universo infinito das conservas de peixe, embaladas manualmente na própria loja; um bom exemplo de comércio tradicional e muitas ideias para prendas de Natal (e não só).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rua dos Bacalhoeiros

Exposição permanente do Museu Colecção Berardo (1960-2010)












"Esta apresentação do Museu Coleção Berardo (1960-2010) dá continuidade ao período 1900-1960 instalado no piso 2 do museu. Com estes núcleos expostos em permanência, é proposta uma panorâmica da história da arte do século XX até aos nossos dias. Inicia-se com o Minimalismo, o Conceptualismo e a Arte Povera, movimentos que originaram uma pluralidade de atitudes modificadoras do estatuto do objeto artístico; percorre as emergências da narrativa e as reconfigurações da imagem fotográfica ou em movimento, e conclui-se com a diversidade dos discursos de alteridade e uma generalizada prática de interrogação do arquivo histórico."
via Museu Berardo

Apanhada de surpresa para uma entrevista dos serviços de comunicação do Museu, debitei uma série de banalidades e lugares comuns: "Gosto porque é interessante (...)."
E não disse que gosto deste Museu porque é um espaço aberto que permitiu facilitar o acesso à arte contemporânea a um sem número de pessoas que nunca tinham posto os pés num Museu ou numa Galeria;

que aqui venho e trago amigos sempre que posso;
que os meus filhos cresceram e ver exposições como quem lê um livro de histórias, com prazer e lúdicamente e que este Museu em muito contribuiu para isso;
que do meu ponto de vista de simples amadora das coisas da arte, o conjunto de obras apresentadas na Exposição permanente constitui um excelente painel da produção artística contemporânea, é de uma grande riqueza e traduz bem a tendência crescente para a dissolução de fronteiras entre campos artísticos e a fertilidade da mobilização e encontro das técnicas e experiências artísticas;
E que para terminar e respondendo à questão final "do que é que mais gostou?" teria acrescentado ao "gostei de tudo", o que de facto é verdade,  que gostei muito do conjunto de fotografias de Helena Almeida, que apreciei a presença de On Kawara e as suas representações do tempo (de quem sou uma incondicional admiradora) e que me maravilhei com o dirigível e os mobiles (de Rigo ?) que se encontram no hall de entrada.


sábado, 5 de novembro de 2011

Kaffeehaus




Em pleno centro de Lisboa, um espaço luminoso e descontraido onde se pode saborear um bom café e experimentar uma receita clássica austríaca (brettjause (três presuntos e dois queijos austríacos); hertorte (bolo de chocolate), apfelstrudel (strudel de maçã).
Os móveis foram realizados nas oficinas locais do Bairro Alto.

Kaffeehaus

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Vida Portuguesa





 
A Vida Portuguesa é muito mais do que uma loja de produtos portugueses. É uma viagem pela infância, revisitando objectos e lugares que fazem parte da nossa história pessoal e da nossa identidade colectiva.