domingo, 31 de julho de 2011

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Somos todos Noruegueses


Contemplando o mar, não posso deixar de me lembrar da atroz agressão terrorista de que foram vítimas tantos inocentes na Noruega. Faltam-me as palavras para descrever o que sinto, um misto de impotência e de profundo repúdio.
Aqueles jovens estavam a discutir o estado no mundo, numa actividade generosa e pouco corrente nos nossos dias, marcados pelo individualismo e pelos hedonismos.
Prestar-lhes homenagem é continuar a acreditar que é possível mudar, que devemos continuar a reflectir e a lutar com todas as forças contra os populismos e os extremismos.
É provavelmente imaginar que outros lugares de reflexão, com jovens e menos jovens, se devam multiplicar, para prosseguir o trabalho que estavam a empreender. E não nos esquecermos nunca que somos todos Noruegueses.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

insight's - magaly ponce, uma instalação em três continentes



Esta instalação está aberta desde Maio no Museu Nacional de História Natural e termina no final do mês de Julho.
A propósito de Magaly Ponce, a directora da Sheldon Art Galleries em Sant Luis (EUA), Olivia Lahs Gonzales, explica (via Próximo Futuro, Fundação Calouste Gulbenkian):

Magaly Ponce explora a interacção entre a sua vida interior e a sua história pessoal num diálogo com a história das paisagens com que escolhe trabalhar e com o movimento de pessoas nesses cenários. (...)
Deslocação, movimento e as complexas relações que as pessoas estabelecem com as paisagens em que vivem têm sido temas fundamentais nas investigações de Ponce, assim como questões sobre identidade, migração e exploração de recursos, tanto humanos como terrestres. No seu projecto mais recente intitulado InSight-s: Uma Instalação multimédia em três continentes, inspirado no historial baleeiro das zonas costeiras, Ponce que reside há cinco anos em Providance, Rhode Island, USA, concebeu uma exposição multimédia cumulativa que investiga variadas facetas sobre as baleias e sobre a sua exploração por parte dos sistemas económicos. Recriando a teia de ligações entre os baleeiros, baleias e os países que as caçam, Ponce apresenta a sua última exposição em vários locais em que a caça à baleia teve um papel central, incluindo Providence em Rhode Island, Praia em Cabo Verde e finalmente em Lisboa e nos Açores - Portugal.

Museu Nacional de História Natural

sábado, 16 de julho de 2011

Verão


Gosto das andorinhas que andam às viravoltas no (m)ar, gosto do céu azul, gosto das promessas de partida, gosto que seja verão.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Capilé no Quiosque do Principe Real



Um dos raros sitios onde se pode beber um capilé e comprar a garrafa se o quiser (cerca de 10 euros).
E depois pode continuar a conversa nos confins do belo Jardim.

Quiosque do Príncipe Real

terça-feira, 12 de julho de 2011

Say something II



Uma mensagem recebida hoje:

"Obrigada... :)
Acho que agora já posso revelar...
"Say Something!" já estreou
até 24 de Julho, 5ª a domingo, às 21h30
na Associação dos Amigos dos Castelos, no Rossio
Podes fazer a reserva através do número que está na foto: 93 794 22 27 "

e este complemento de informação.

domingo, 10 de julho de 2011

Escolhas




Nem sei dizer do que mais gosto em Lisboa: destes nichos escondidos, dos jogos de luz, dos barcos de papel que dobram o rio.