quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festival ao Largo

Começa hoje o Festival ao Largo, no Largo de S.Carlos, prolongando-se até ao final do mês de Julho.
O Festival ao Largo é uma festa de música sinfónica, cultural e de dança, aberta ao público e conta com a participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa, do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro Nacional D. Maria II, entre outros.

Site oficial do Festival ao Largo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

say something...



pequenas mensagens, como garrafas deitadas ao mar: às dez na porta verde ou get a little closer. absolutamente encantador.

say something

sábado, 25 de junho de 2011

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Comércio Tradicional, saber renovar


No meu bairro, ainda há umas quantas mercearias, onde se compram bons legumes e frutas.
Esta pequeno comércio, em Telheiras, é um exemplo do modo como o comércio de proximidade se pode renovar. Comprei lá ovos biológicos e estas cerejas excelentes e fui atendida com imensa simpatia e profissionalismo. É por aí que se faz a diferença, é aí que os consumidores voltarão.

Contacto:
R. Padre Américo, 18 H, Qta dos Inglesinhos - 1600 Lisboa

terça-feira, 21 de junho de 2011

Criar o seu Abat Jour





Se anda à procura de um abat jour, ou melhor se quer ser você próprio/a a confeccioná-lo, então este é o sítio certo.
Oficina do Abat Jour, Rua do Século, nº5
blog da oficina do abat jour

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Un séjour à Lisbonne






Un ami vient de me demander conseil pour un séjour à Lisbonne de deux de ses amies.

Voici ce que je lui ai répondu, je partage l'information, ça peut servir à d'autres personnes.
1. La Pensão Londres est en plein coeur de Lisbonne et sur le Bairro Alto:

2. Pas loin il y a la Casa de São Mamede. C'est un peu plus cher, mais toujours au coeur de la ville.

3. À Santos (Janelas Verdes) il y a la York House, dans les vieux quartiers, c'est un endroit très beau avec un jardin.

4. Finalement, si tes amies aiment les ambiances plus contemporaines je propose Lisbonaire, toujours, dans le Bairro Alto. Ce sont des petits studios amenagés par des designers autour de l'idée forte de Lisbonne.

Voilá, bon séjour.

domingo, 19 de junho de 2011

Museu de Etnologia, Exercício de Inventário: a propósito de duas doações de olaria portuguesa.










O Museu de Etnologia apresenta uma exposição temporária, Exercício de Inventário: a propósito de duas doações de olaria portuguesa.
Os objectos provêem de colecções privadas e generosamente doadas ao Museu:
"Esta exposição deu notícia do gesto generoso e culturalmente comprometido de dois doadores e o significativo enriquecimento do acervo do Museu Nacional de Etnologia daí resultante (...).
Foram ambas estudadas por jovens antropólogos que aqui realizaram os seus estágios de iniciação ao estudo de colecções beneficiando, em qualquer dos casos, do conhecimento e da colaboração empenhada e próxima dos respectivos colectores. Este acompanhamento traduziu-se igualmente na revisitação de alguns dos lugares de origem dos objectos e consequente produção de nova informação e documentação. Do diálogo estabelecido entre jovens investigadores e colectores, e das deslocações ao terreno resultou um conhecimento aprofundado que a exposição igualmente procurou ilustrar.

Nesta exposição esteve presente a intenção de fazer um exercício de interrogação e aprendizagem do processo de elaboração do inventário que necessariamente acompanha a incorporação dos objectos no Museu. Deu-se conta das normas e protocolos que devem ser seguidos ao lidar com os campos a preencher numa ficha de inventário, procurando fazê-lo não iludindo as dúvidas e as incertezas que convivem com um pragmatismo tantas vezes seco e erroneamente valorado pela sua suposta neutralidade científica, mas como uma proposta de exercício museológico aberto às sugestões dos visitantes, onde tanto as orientações como as dúvidas são uma proposta de diálogo que com eles podemos estabelecer.
"
via Museu de Etnologia
o blog do museu

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Homenagem ao Fado

No encerramento das Festas de Lisboa, a 30 Junho, homenagem ao Fado,  com as participações de Carlos do Carmo, Cristina Branco, Camané na Alameda D. Afonso Henriques às 22h00.

"A estas três incontornáveis referências do universo do Fado, aliam-se os acordes da Orquestra Metropolitana num momento único de celebração do Património Nacional."
via Jazz List

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mostra de Poetry Film do Festival ZEBRA 2010



Mostra de Poetry Film do Festival ZEBRA 2010
"18h00 com Thomas Zandegiacomo del Bel
De Jean Cocteau a Peter Handke, passando por Man Ray ou ainda Tim Burton, são muitos os cineastas para os quais um poema serviu como ponto de partida para a experiência cinematográfica.
Numa altura em que a poesia ganha novas formas de expressão artística em cruzamento com as outras artes, o Festival Silêncio associa-se pelo segundo ano consecutivo ao Festival de Cinema de Poesia ZEBRA e recupera essa ligação entre cinema e poesia com o Best Of Zebra na qual se propõe uma pequena mostra dos filmes vencedores das anteriores edições deste festival berlinense apresentada por Thomas Zandegiacomo del Bel."
Entrada livre
via festival silêncio

A comemorar o rio (e o eclipse da lua)



Pequeno passeio à beira rio e o espanto de um casal de belgas com este Portugal "lindissimo" que não corresponde em nada à imagem sinistrada que corre lá fora.
Portugal é de facto um país muito, muito bonito. E as pessoas são generosas e acolhedoras; e este rio, que não pára de se debruçar sobre as margens para desaguar no oceano luminoso ainda tem muitas histórias (e muita História) para contar.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

terça-feira, 14 de junho de 2011

Tapumes Lisboa

Lisbonaire

Lisbonaire ou a arte de (re)inventar espaços a partir de uma matriz comum, o ideário de Lisboa.
19 designers criaram uma intervenção nos apartamentos deste hotel, que propõe preços acessíveis (a partir de 30 euros).


Trata-se fundamentalmente de um exercicio de reinterpretação da ideia da cidade: "a cidade invade cada um dos t0 e t1 onde podemos (re)descobrir a herança gráfica e topográfica desta zona tipica".
via experimenta presse
fotos interior aramar
in english lisbonaire

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os Santos Populares





Este ano havia uma verdadeira multidão e nós não conseguimos ver nada das Marchas.
Mas do que gostei mesmo, mesmo, foi deste transportador de cestaria que prosseguia o seu caminho no meio da confusão.

domingo, 12 de junho de 2011

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Enciclopédia, um projecto de desenho






Enciclopédia, um projecto de desenho, de Engrácia Cardoso, a visitar na Biblioteca Nacional

No palco da cidade, a maior exposição fotográfica do mundo

Esta é a segunda edição da“ Maior Exposição Fotográfica do Mundo” e vai decorrer de 1 a 30 de Junho.
Fotógrafos nacionais e estrangeiros expõem  no espaço público as suas fotografias, e Lisboa é o Palco dessa imensa e bela exposição que vai "do Castelo de São Jorge ao Padrão dos Descobrimentos, do Cinema São Jorge ao Terreiro do Paço, passando pela Rua Augusta e mesmo ali ao lado o Chiado".

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rua da Bica (de Duarte Belo) e Calçada da Bica Pequena



Aqui passa o elevador da Bica. Em tempos uma loja inovadora, a Bica dos Olhos, abriu aqui as suas portas. Ao longo da ruela íngreme sucedem-se pequenos e grandes comércios que também merecem uma visita. 


quarta-feira, 1 de junho de 2011

As festas de Lisboa


Começam hoje as festas de Lisboa, sob o signo da bem-amada sardinha.
Por toda a cidade haverá iniciativas, do micro-baile, aos espectáculos de marionetas e teatro, passando pelos tradicionais arraiais e marchas populares; as festas de Lisboa decorrem ao longo de todo o mês de Junho.
A programação começa hoje e em grande: "A partir das 21h30, o início das festividades divide-se entre o Terreiro do Paço, a Rua do Ouro e o Rossio, onde se esperam grupos de teatro e música internacionais em que a festa e a animação de rua contagiam a cidade. São movimentos suspensos, sons originais e uma teia que cai sobre o público os momentos que marcam o início das Festas.
Com início às 21h30 no Terreiro do Paço, a Compañia Puja (Espanha/Argentina) entra em cena com o espectáculo Do-Do Land. Um espectáculo aéreo e visual inspirado no universo de fantasia de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice do outro Lado do Espelho” de Lewis Carrol. A festa continua, depois, pela Rua do Ouro onde, às 22h30, os italianos Dadagang Percussion Group transformam a rua numa parada de luz e som, que se estende até ao Rossio, onde termina a cerimónia. Aqui, pelas 23h15, os franceses Les Balayeurs du Désert deixam cair uma teia suspensa sobre todos os “performers” e espectadores, Uma experiência táctil, visual e sonora que promete contagiar a cidade!"
via férias e tempos livres

E o programa dia por dia, pode ser encontrado aqui.

Para abrir




Era uma loja de vestuário e agora está para abrir. No entretanto...